- Por que o futebol é um dos esportes mais populares do mundo
- A histria do xadrez conhea a origem de um dos esportes mais estratgicos do mundo
Considerados mais radicais do mundo:
No início de abril, as imagens de civis mortos em Bucha, uma vila perto de Kiev, causaram horror em todo o mundo. Centenas de cadáveres ficaram nas ruas depois que soldados russos deixaram o local, no final de março https://chrysboutic.com/. O governo ucraniano falou de um “massacre deliberado” por soldados russos, e a Rússia respondeu com uma acusação terrível: os vídeos de Bucha teriam sido encenados. A narrativa correspondente, de que os cadáveres eram apenas atores que até se mexiam, espalhou-se rapidamente nas redes sociais – e, segundo alguns usuários, um vídeo poderia comprová-la.
– Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror- Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e “malandragens”
Ao mesmo tempo em que o acesso à informação está mais facilitado pelo advento das redes sociais, a velocidade das notícias e dos processos, por vezes, vem acompanhado do efeito contrário: desinformação. Cada vez mais constantes, as ‘fake news’ tomam conta do país em diversos níveis e âmbitos sociais. Pegando esse gancho e pensando no esporte que amamos, nós levantamos algumas das principais ‘fake news’ que deram o que falar no futebol brasileiro. Confira:
Por que o futebol é um dos esportes mais populares do mundo
A ascensão do basquete também está ligada à cultura urbana, com o hip-hop e o estilo de vida das cidades influenciando o esporte. Além disso, o basquete é conhecido por seus grandes ídolos, como Michael Jordan e LeBron James, que ajudaram a elevar o esporte a novos patamares.
Do ponto de vista dos torcedores, os times fazem o possível para construir estádios que tornem as condições o mais confortáveis possível. Seja garantindo sombras adequadas durante o dia ou até mesmo cobrindo o campo para proteção contra mau tempo, é relativamente fácil assisti a uma partida de futebol em comparação com outros esportes ao ar livre.
Você já parou para pensar por que o futebol é considerado o esporte mais popular do planeta? Seja assistindo a uma partida no estádio ou em casa com amigos, o futebol tem a capacidade de unir pessoas de diversas origens e culturas. Neste artigo, vamos explorar os fatores que tornam o futebol tão querido e como ele se tornou um símbolo de identidade e paixão em diversas partes do mundo.
O futebol regrado em escolas inglesas na segunda metade do século XIX tem origem nos jogos populares, retraduzidos até assumir um outro significado. Sendo praticado com os pés, aumenta seu grau de imprecisão, ampliando a necessidade de maestria e os solos individuais, abrindo caminhos para surpresas e acasos ao longo de uma partida. O maior sentido de conjunto e a contrapartida do uso impreciso dos pés, com movimentos corporais em ritmos descompassados, tornam o fator surpresa o ponto central deste esporte. Além do fato de que jogadores baixos e franzinos podem ser craques (hoje em oito posições), ao contrário de outros esportes coletivos como basquete, vôlei e beisebol, o elenco de surpresas do futebol e sua aproximação com o talento, magia e técnica não param por aí, identificando a torcida com a intimidade proporcionada por um jogo cuja chave do segredo encontra-se no bolso de qualquer espectador medianamente informado.
Embora o futebol seja predominantemente jogado ao ar livre, as condições climáticas não precisam ser perfeitas para a prática do esporte. Existem jogos que acontecem na neve, na chuva torrencial ou em temperaturas superiores a 40 graus Celsius.
A histria do xadrez conhea a origem de um dos esportes mais estratgicos do mundo
Apesar dos primeiros conceitos da escola ortodoxa terem sido propostos por Steinitz, considerado fundador desta, somente essa geração de jogadores reconheceu os trabalhos de Steinitz, incluindo Lasker, seu sucessor. Surgiu então o prodígio cubano José Raúl Capablanca, que conquista o título mundial de Lasker em 1921, pondo um fim no domínio germânico de jogadores europeus. Capablanca manteve uma invencibilidade de oito anos em competições, sendo considerado ídolo do esporte e derrotado somente em 1927 por Alexander Alekhine.
O xadrez não ficou confinado à Índia e à Pérsia. Ele se movimentou, encontrando novos lares e corações. Na Ásia, ele se transformou em variações como o xiangqi chinês e o shogi japonês. Estas variações, embora compartilhem semelhanças com o chaturanga, têm regras e peças distintas. Isso mostra a capacidade do jogo de se adaptar às culturas locais.
Philidor foi o melhor enxadrista de seu tempo e seu livro permaneceu uma obra de referência do xadrez moderno por mais de um século, sendo traduzido para vários idiomas. Suas ideias deram base para a primeira escola de pensamento do xadrez, a Escola de Philidor. Apesar disto, a escola italiana, desenvolvida por Ponziani, Lolli e Del Rio por volta de 1750, preconizavam, em oposição a Philidor, um desenvolvimento rápido das peças e o ataque direto sobre o Rei adversário, dominando o desenvolvimento da teoria até o final da década de 1840.
Segundo o seu autor, o poeta Fedrousi, o jogo teve origem no século VI, devido a uma disputa pelo trono de Hind (Índia) entre os irmãos Gav e Talhand: o segundo morreu em combate e a sua mãe, desgostosa, recriminou Gav, dizendo-lhe que ele matara o irmão. Gav negou-o e, para provar a sua inocência, recriou a batalha utilizando peças de marfim que representavam quatro unidades de combate do exército: a infantaria, a cavalaria, os elefantes e os “carros”.
Após a Primeira Guerra Mundial, o xadrez começou a ser revolucionado por um novo estilo, determinado hipermoderno, dos teóricos Richard Réti, Savielly Tartakower, Gyula Breyer e notoriamente Aaron Nimzowitsch, principal autor desta escola com a obra Mein System (Meu Sistema), que preconizava o controle do centro à distância e a utilização dos bispos flanqueados e Aberturas Abertas.
O chaturanga é considerado o jogo mais antigo com características essenciais da definição do jogo encontradas nas versões posteriores – dois jogadores se enfrentando em um arranjo inicial e simétrico das peças, com peças de movimentos diferentes e a vitória dependendo da captura de uma única peça. Não está claro se o chaturanga utilizava dados para designar seus movimentos, embora a grande maioria dos jogos indianos os utilizasse.