- A histria do xadrez conhea a origem de um dos esportes mais estratgicos do mundo
- Algo interessante que esteja acontecendo no mundo dos esportes
Os maiores salarios do mundo dos esportes
“Além disso, tem as ações dos militantes e dos trolls, que são pessoas que tumultuam o debate político, que entram em comentários e disputas argumentativas e que atrapalham a conversa civil sobre política wild fortune casino.”
“Nos esportes coletivos isso simplesmente não funciona. Se você tivesse um time de futebol brasileiro transgênero, precisaria colocar 11 jogadores de futebol trans do mesmo sexo em campo ao mesmo tempo. E mesmo se você fizesse isso, contra quais outros países você jogaria?”
A pesquisadora relembra ainda o caso da ex-jogadora de vôlei Erika Coimbra, que foi reprovada no teste de gênero nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, devido a uma condição chamada “Síndrome de Morris”, que eleva os níveis de testosterona no corpo. Na época, Erika teve de provar pela certidão de nascimento que era uma mulher cisgênero (entenda os termos a seguir).
A histria do xadrez conhea a origem de um dos esportes mais estratgicos do mundo
Desde a vitória de Deep Blue, os programas de xadrez melhoraram muito. A revolução dos computadores no xadrez trouxe ferramentas como Stockfish e AlphaZero. Esses programas são essenciais para jogadores de todos os níveis. Eles ajudam a analisar e estrategizar o jogo de maneira profunda, mudando como estudamos e jogamos xadrez.
Na era moderna, Garry Kasparov é um dos nomes mais proeminentes. Kasparov, natural da Rússia, dominou o xadrez mundial durante duas décadas, sendo campeão mundial de 1985 a 2000. O seu duelo contra o computador Deep Blue da IBM, em 1997, foi um marco na história do xadrez e da inteligência artificial.
O objetivo do jogo é dar xeque-mate no rei do adversário, ou seja, deixá-lo sem saída. Cada peça tem um movimento específico: o rei pode se mover uma casa em qualquer direção, a rainha pode se mover em linha reta ou diagonal, o bispo só pode se mover na diagonal, o cavalo faz um movimento em L e a torre se move em linha reta.
Hiram Cox por outro lado, no seu livroOn the Burmha Game of Chess, esforçou-se por demonstrar que o contrário era de facto o caso. Para ele, este jogo quadripartido (ochaturanga) era de factoo antepassado do jogo de xadrez. Esta teoria foi apoiada por Duncan Forbes no seu livroThe History of Chessque postulava que o jogo de 4 faces precedeu o jogo de 2 faces em complexidade. E que o jogochaturangase tinha transformado devido à dificuldade de pôr 4 para jogar e a desaprovação religiosa do uso de dados (jogo de azar que o torna um jogo proibido). Ainda de acordo com Forbes, as regras já tinham sido estabelecidas no Bhavishya Purâna, um texto que ele próprio estimouter 5.000 anos de idade!
Como acabámos de ver, o jogo de xadrez foi verdadeiramente integrado no corpo social e tornou-se mesmo um símbolo da nobreza. O jogo de xadrez, não esqueçamos, teve origem numa terra longínqua e esta absorção daria origem a uma ocidentalização do jogo:
Algo interessante que esteja acontecendo no mundo dos esportes
Os esportes são uma parte fundamental da cultura humana, e sua história remonta à antiguidade. Desde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, onde atletas competiam em busca de glória, até as modernas ligas profissionais que atraem milhões de espectadores, o esporte evoluiu para se tornar uma paixão universal.
São muitos casos como esse que ocorrem anualmente, a maioria silenciosos, infelizmente. Graças a mídia esse assunto tomou força e mostrou um outro lado dos atletas de alta performance. Afinal, quando se trata de competições de alto nível, não basta apenas preparo físico.
A quelea-de-bico-vermelho (Quelea quelea) ou tecelão-de-bico-vermelho, encontrado em algumas regiões da África, é considerado o pássaro mais numeroso da Terra. Estima-se que sua população possa chegar a 10 bilhões de indivíduos.
O autor da obra – e de sua autodestruição – é o famoso grafiteiro Banksy. O leilão da obra A Menina com Balão ocorreu conforme o esperado. O que ninguém sabia é que havia, escondida no quadro, uma máquina fragmentadora de papel, que foi acionada remotamente pelo artista inglês. A compradora da obra picotada decidiu ficar com o quadro.